Gratidão é a porta da comunhão com a alegria mesmo em tempos de amargura.

 Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão da Elaine Gaspareto.



Diz a voz da experiência que a vida vai nos lapidando. No mais simples modo de dizer de uma hora pra outra parece que as fichas vão caindo e aos poucos vamos conhecendo o verdadeiro sentido da vida.
Vamos desvendando caminhos, conhecendo pessoas, aprendemos a ser mais seletivos, compreendemos que não temos o domínio de todas as coisas, mesmo aquelas que julgamos serem nossas.
Mal temos domínio sobre nós mesmos, imagine sobre os outros.
Não somos donos nem da própria vida. E diante desse reconhecimento que envolve a nossa caminhada aprendemos instintivamente a praticar algo que de repente percebemos alivia a nossa alma e nos coloca em estado antes desconhecido.

"Aceitar as coisas que não podemos mudar
Coragem para mudar aquelas que podemos
E discernimento para distinguir uma da outra"

Um dia alguém me disse essas palavras, ou oração, que entraram nos meus ouvidos mas não chegaram ao coração.
Faltou humildade para entende-las
E pode ter certeza que a Gratidão é irmã gêmea da Humildade.
Não somos fortes o suficiente para dominar todas as coisas que nos dizem respeito e essa consciência nos leva a conhecer a Humildade e consequentemente a Gratidão.
Quando estamos abertos, muitas vezes uma palavra só, tira as vendas dos nossos olhos.
Houve um tempo que eu reconheci que precisava de algo mais para ser feliz. A misericórdia de Deus nos faz reconhecer que não somos assim tão poderosos, que sentimos dores, que sofremos enquanto outros se acham os donos do mundo e das verdades. 
E busquei a ajuda que precisava. 
E comecei a frequentar grupos de auto ajuda. De pessoas que reconheciam as suas impotências e buscavam o verdadeiro sentido da vida.
Ora, o sentido da vida não é o meu carro novo.
Não é a minha casa linda e maravilhosa. Porque esses o tempo leva.
Quando dedicamos um minuto em prol do bem estar de outra pessoa estamos entrando no caminho.
E nesse caminho vamos descobrindo que esse é o caminho.
Quando nos desvencilhamos de nós mesmos e dos nossos infortúnios os quais achamos ser os maiores do mundo em prol de um pouco que podemos oferecer a outra pessoa é quando descobrimos sensações antes desconhecidas.
Essa é a terapia, que um dia uma mão amiga me levou pra conhecer. E eu agradeço do fundo da minha alma porque até aquele dia eu não sabia olhar para dentro de mim a não ser para reclamar. Eu não sabia que eu possuia a capacidade de fazer muita gente feliz, dar um pouco de mim e assim me curar dos meus problemas que por sinal eram tão pequenos comparados a tantos descasos pelos caminhos da vida.
Minha eterna Gratidão a essa mão amiga que muito me ajudou a crescer, a enxergar que quando nos doamos a alguém ou a alguma causa o primeiro beneficiado somos nós mesmos. Foi aí que aprendi a importância de desenvolver a Gratidão. Minha Gratidão pela oportunidade de expor a minha experiência e que ela possa ser útil a alguém. 
Gratidão é a porta da comunhão com a alegria mesmo em tempos de amargura.

 Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão da Elaine Gaspareto.



Maria de Lourdes
Maria de Lourdes

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

24 comentários:

  1. Que linda mensagem passas nessa participação e tens razão: quando fazemos o bem, quem mais ganha somos nós! Ser grata é sempre maravilhoso! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica! Sabemos que a vida é feita de altos e baixos. Que aqui e ali colhemos flores e espinhos. A terapia de fazer o bem aos outros foi a melhor que já conheci. Me ensinaram e comprovei.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Aceitar as coisas que não podemos mudar.Penso nisso todo dia e ainda não consigo...mas um dia quem sabe eu consiga assim como você.Eu acho que esse é o caminho mesmo.Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, longe de mim, querer citar regras de sabedoria. Mas digo de coração a você, que se todos nós nascemos com um destino, eu nasci com o meu e já com assessoria, a começar do meu pai. E ao longo caminho da minha vida toda foi assim, sempre tive uma pessoa que surgia do nada para me ensinar e confortar.
      Você não percebeu, mas já está fazendo isso. A partir do momento que cuida já está. Porque aceitar não é se acomodar, é continuar vivendo sem se deixar levar para o fundo do poço. É usando seus braços e cérebro pra ajudar a quem não tem mais controle sobre os próprios. Não tem como não sofrer porque graças a Deus somos humanos. Existem muitos que são tão insensíveis que nem sabem o que é isso.
      Se fizermos pelo menos o minimo da nossa parte, Deus que a tudo ver, fará o resto.
      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Ótimo descobrires essas maravilhas enquanto houve tempo!
    Uma semana ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia!
      Quando queremos tudo é possivel! Pra você tambem uma semana maravilhosa com muitos passeios.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Até chegar ao ponto que você descreveu na postagem passamos por caminho muito doloroso. Aceitar o que não queremos porque não compreendemos que existem coisas maiores do que a nossa dor é difícil. Boa reflexão em forma de relato de experiência. Bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anabela!
      Estamos muito longe de atingir esse grau de entendimento, mas aqui e ali, instintivamente, praticamos na nossa vida.
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Querida Maria de Lourdes. Sempre rogo a Deus para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar aquelas que posso e discernimento para distinguir uma da outra, exercitando assim o livre arbítrio, na prática da resignação e resiliência.
    Que Deus nos inspire sempre em nossa caminhada e nos ilumine nas nossas decisões. Receba meu abraço fraterno, desejando-lhe uma linda semana.


    é para mim uma das mais lindas devido à

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha amiga querida! que bom lhe conhecer através da BC. Realmente a Oração da Serenidade é o que de melhor podemos desejar para nós mesmos e para os outros. E na nossa caminhada vamos entendendo a sua essência. Uma semana de muita paz pra você

      Excluir
  6. OI Maria de Lourdes, adorei o seu texto de gratidão e gratidão e humildade são irmãs gêmeas.

    Também estou na BC: De volta pro meu aconchego
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris!
      É sim minha amiga, sem a humildade no coração não temos condições de conhecer o que seja gratidão. Pelo menos é o que penso. Quando somos gratos, o universo trabalha a nosso favor e a vida flui.
      Grande abraço!

      Excluir
  7. Olá Maria de Lourdes! Estou participando da BC da Elaine também e adorei o seu post. É bem verdade o que você disse, para viver é preciso humildade. E claro, gratidão.

    Feliz em conhecê-la!

    beijosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula! Agradeço a sua visita e pelo seu lindo post.
      Tambem estou muito feliz por conhecer tanta gente linda, que entendem o quanto é importante a Gratidão.
      Grande abraço!
      Muito feliz por conhece-la tambem!

      Excluir
  8. Oi Lourdes! Certa vez escrevi no meu Blog "Fazer o bem já é uma recompensa." Vi essa frase e achei q ela tem um significado profundo e verdadeiro.
    Bjs do fundo do Oceano Particular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana! Um dia disseram isso pra mim, e pude comprovar a eficacia. Crescemos sem nenhum esforço. É gratificante demais, poder contribuir com a alegria de alguem.
      Um grande e fraterno abraço!

      Excluir
  9. Boa Tarde, querida Lourdes!
    Cheguei atrasada pois estou no ES e fiquei prisioneira da greve como todo povo daqui...
    Tão bom fazer o bem e já sabemos que colheremos mais do que o cêntuplo...
    Há muto mais alegria ao dar do que em receber...
    Bjm muito fraterno e grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roselia!
      O mais importante é que você está bem, não existe graça maior que essa.
      Você já reparou que tudo isso que ensaiamos hoje, e que nos faz um bem tão grande é exatamente o que Jesus ensinou a dois mil anos atras? Essas descobertas que o ser humano vai fazendo nas suas duras caminhadas são maravilhosas demais. E por tudo isso, e pelas oportunidades de conhecer mais, atraves das pessoas é motivo pra eterna gratidão.
      Muita paz querida

      Excluir
  10. A humildade é irmã gêmea da gratidão! Lindo isso! Que Deus nos faça humildes e gratos a tudo! Também estou participando da Blogagem Coletiva!
    Beijos
    www.acasadaritablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Sarah. Que Deus nos conserve sempre assim, gratos a tudo que nos cerca e faz parte do nosso mundo
      Grande abraço!

      Excluir
  11. Humildade, solidariedade, gratidão... Sentimentos que trazem mesmo muita alegria, nos tornam pessoas mais felizes e realizadas. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Maria.
      Prazer em conhece-la e receber a sua visita.
      Grande abraço!

      Excluir

Seja Bem vindo (a) ao meu blog!