Gratidão também ensina a perdoar


Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão da Elaine Gaspareto.

***

Lembro na minha adolescência quando ouvi pela primeira vez esta, que chamo de poesia de autoria de Francisco Otaviano.

Quem passou pela vida em branca nuvem
E em plácido repouso adormeceu,
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu,
Foi espectro de homem, e não homem,
Só passou pela vida, não viveu.

Não entendia exatamente o conteúdo por trás de cada palavra, mas criaram raízes na minha alma e até hoje guardo na memoria o impacto que essas poucas linhas produziram no meu coração.

E quando rememoramos fases que passamos na vida, não é com intenção de choramingar o que passou. 
Nenhum medicamento é capaz de nos tornar fortalecidos como os embates da vida.
Digo que não estamos preparados para o que vem por aí, ou em outras palavras para as surpresas da vida.
Mas quase sempre aprendemos com elas. 
Encontramos por aí pessoas totalmente desprovidas de sentimento de compaixão. A falta de solidariedade, o descaso, as lutas pelo poder.  Acredito que essas pessoas nunca viveram.
Pessoalmente não acredito nos conceitos dessas pessoas e considero-as incapaz de produzir algo de bom.
Mas, em compensação existe sim nesse mundo, pessoas boas, amigas, que nos ensinam, adoramos as suas palavras e o conforto que elas nos transmite.
Hoje posso dizer que tenho uma vida mais ou menos equilibrada. Mas, pra chegar até aqui foi através de uma dura caminhada.
É muito difícil para quem foi educado com tudo do bom e do melhor se vê diante da fome. Para quem foi educado a não pedir.
E no inicio dos meus negócios eu passei sim muita fome e dormi no chão. Existem pessoas que chegam roubam as nossas ideias, planejamentos que levamos noites e mais noites sem dormir para construir.
Não considero nenhuma vantagem tudo isso, vantagem mesmo foi a tranquilidade que adquiri sem nenhum esforço para passar por aqueles momentos que eu não tinha coragem para pedir socorro
Nunca deixarei de ser grata a Deus e a Jesus que me amparou durante sete dias.
Eu colocava um copo com água na mesa e pedia pra Jesus colocar ali o alimento que sustentasse o meu corpo físico.
Não só adquiri resistência física, como moral para passar com dignidade pelas tempestades da vida.
Independente de religião, porque não sou religiosa, quem pensar que Deus dorme engana-se.
Depois, eu entendi essa que chamo de poesia.
Bendigo as fomes que passei. Elas me ensinaram a conhecer de perto o que é Gratidão.
Gratidão foi a porta que se abriu na minha vida. Foi com a Gratidão que aprendi a perdoar a quem tanto tentou me prejudicar e não conseguiu. O que eu recebi foi bem maior de tudo quanto de mim copiaram.

 Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão da Elaine Gaspareto.



Maria de Lourdes
Maria de Lourdes

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

27 comentários:

  1. Linda poesia inicial e a vida prepara surpresas mesmo. Bom quando conseguimos passar por elas e ainda olhando pra trás, saber perdoar quem atrapalhou ou tentou ,nossos caminhos! Belo post! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica!
      É dificil sabe? Mas, depois compreendemos que devemos faze-lo para nosso próprio bem. Não caminhamos carregando venenos no coração.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Muito difícil "perdoar a quem tanto tentou me prejudicar", mas ainda bem que "não conseguiu". Ótimo texto. Bom final de semana. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quel!
      Realmente é dificil ou quase mesmo impossivel. Mas, depois aparece no nosso caminho pessoas mais lúcidas que nos diz: "minha filha, olhe pra frente e não pra trás" e observe o quanto a vida lhe deu em troca daquilo que lhe tiraram. A cada momento vamos ganhando oportunidades de exercer a gratidão.Se pra ganhar a resistência de hoje, tive que passar por duras penas então agradeço do fundo da minha alma e perdoo sim de coração.
      Obrigada e uma ótima semana pra você.

      Excluir
  3. Boa tarde, querida Lu!
    Meu pai recitava sempre essa poesia e amei vê-la aqui postada... saudade do meu declamador preferido...
    Prece que Deus lhe permitiu um jejum de vida para abastecê-la de maturidade...
    Não foi fácil, na certa, mas vc venceu a fome do corpo para ser firme na fome espiritual que independe de religião...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roselia.
      Eu também amo essa poesia. Deus nos prepara para tudo nessa vida, Basta prestar atenção. E nos socorre sim, independente de religião. Digo de coração, a minha vida sempre foi um verdadeiro milagre e eu seria uma ingrata se não exercitasse o perdão.
      Obrigada pelas belas palavras.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Emedelu:

    Que bom que superasse essa triste realidade.
    Tenha uma semana ótima.
    Sônia
    bj
    www.lugaresdicasecuriosidades.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia!
      Vamos caminhando, certos de que não estamos passando em brancas nuvens! E pelas graças de Deus a luta continua porque isso sim é que é viver.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Perdoar é um ato de amor. Só quem perdoa de coração sabe o quanto é necessário serenidade e compaixão para poder perdoar de verdade. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anabela!
      Nós mesmos no decorrer da vida vamos aprendendo que quando perdoamos somos os beneficiados. Não é fácil considerando que somos humanos e imperfeitos. Mas se pedir ajuda a Deus para perdoar com certeza Ele atende. Porque fomos feitos para o amor e não para as discórdias.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Maria de Lourdes,

    Seu agradecimento me comoveu.
    Agradecer pelos bons momentos, não é tarefa difícil, mas agradecer pelos momentos ruins, é divino.
    Deus não dorme querida amiga.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucinha!
      A vida vai ensinando a gente. Creio eu que somos meros instrumentos e Deus é quem faz a obra.
      Obrigada querida
      Grande abraço!

      Excluir
  7. Olá querida!
    Lindo seu texto, e mais linda ainda sua história de superação.
    Fico muito feliz em saber que és forte e cheia de bondade no coração, pois o perdão é uma das palavras mais difíceis para o ser humano em sua total compreensão, liberar perdão trás cura pra alma, pro corpo e pro coração.
    Ah querida quero me desculpar pois perdi seu comentário em meu blog, fui mexer no blog pelo celular e fiz besteira, apaguei o post sem querer, por sorte eu consegui recuperá-lo porém não os comentários.me perdoe foi sem querer.
    Bjooo no coração linda e tenha um domingo de muita paz!

    https://devaneiosdocotidianoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia!
      Pensamos que somos fracos, mas não somos. Somos mais fortes do que imaginamos.
      Obrigada pelas suas palavras. Retornei ao seu blog, com muito prazer.
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Prezada Maria de Lourdes . Saber perdoar de todo coração é escada para evolução espiritual e nobreza que uma alma abençoada almeja. Seu texto nos leva a tantas reflexões e nos traz muitos ensinamentos. Obrigada. Receba meu abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Minha querida amiga! E contarei mais outros, para que as pessoas saibam que nós somos mais fortes do que imaginamos. E que Deus nos acolhe nos momentos precisos.
      Grande abraço!

      Excluir
  9. Lu, eu sou uma pessoa que perdoa e esquece fácil. Mas também nunca passei por nada tão difícil assim. Que você possa continuar no caminho da gratidão, perdão e amor.
    Beijo
    www.acasadaritablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus tambem sou assim. Não consigo guardar mágoa de ninguem. Depois do ocorrido parece que nem foi comigo, nenhum desafeto deixaram sequelas em mim. As vezes me deparo com pessoas carregando toneladas de raiva e mágoa no coração.Precisamos aprender a trabalhar isso e não criar elos invisiveis com essas pessoas. Deixa-las ir cumprir os seus destinos.
      Grande abraço!

      Excluir
  10. Lu, eu sou uma pessoa que perdoa e esquece fácil. Mas também nunca passei por nada tão difícil assim. Que você possa continuar no caminho da gratidão, perdão e amor.
    Beijo
    www.acasadaritablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Saber perdoar é uma grande lição de vida.
    Perdoar e agradecer são tesouros que devemos cultivar.
    Grande bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana! Pelo bem de nós mesmos, pra não carregarmos um serie de problemas devemos sim nos livrar, de todo e qualquer sentimento ruim.
      Grande abraço!

      Excluir
  12. Que lindo post! Abrir o coração assim não é fácil! Com certeza as dificuldades nos deixam mais fortes e aqueles que nos enganam são os que mais perdem.

    Uma semana iluminada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula! Você tem razão. Procuro exercitar a minha gratidão ao universo pelo muito que recebi em todos os sentidos. Todos nós estamos sujeitos às intempéries da vida, mas o mais importante de tudo é sair delas sem nenhuma mácula.Elas nos fazem crescer de alguma forma e nos dão a certeza de que não estamos sozinhos.
      Um grande e fraternal abraço.

      Excluir
  13. Maria que lindo!
    Também acho que através da gratidão conseguimos perdoar.
    Tendo a certeza que tudo o que passamos é necessário para o nosso crescimento
    temos que agradecer até as dificuldades que passamos e perdoar as controvérsias
    que nos causam...
    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia!
      Quando passamos por situações que não temos como resolver e de repente observamos que elas por si só se resolvem aí sim é que vemos que não estamos sozinhos e esta sensação nos torna doceis e nos ajuda a ver o lado bom inclusive a perdoar.
      Grande abraço!

      Excluir
  14. O sofrimento nos molda, nos torna mais fortes, e mesmo que a gente vá deixando lágrimas pelo caminho, com elas aprendemos a perdoar, a superar, a viver! Não há vitória sem luta. Amei o poema.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Maria!
      Você disse uma grande verdade. O sofrimento nos molda sim, nos transforma. Penso que é um chamado para a transformação. Depois que passamos e colhemos os frutos dessa transformação até agradecemos.
      Grande abraço!

      Excluir

Seja Bem vindo (a) ao meu blog!