O poder do pensamento positivo: Verdade ou mito?

Pacientes realmente podem melhorar suas chances de sobreviver ao se manterem otimistas e felizes? Especialistas dizem que o público aceita este fato amplamente. Mas, cientificamente falando, questões ainda têm que ser resolvidas sobre se isto funciona ou não, como funciona e o que essa conexão significaria para pacientes que não melhoram.

Apelo e promessa

Certamente existem um apelo em acreditar que você tem algum nível de controle sobre uma doença debilitante. “Existe esta idéia de que você pode ter sucesso e conquistar qualquer coisa, mesmo doenças, com base no seu caráter”, disse James Coyne, professor de psicologia da Universidade de Pennsylvania, nos EUA, que realiza pesquisas sobre oncologia comportamental.
Estudos ligando pensamento positivo e saúde freqüentemente fazem notícia. Por exemplo, um trabalho de pesquisadores israelenses sugere que mulheres que enfrentam diversos desafios na vida, como morte na família ou divórcio, têm mais chance de serem diagnosticadas com câncer de mama do que aquelas que tiveram vidas mais estáveis e felizes. Os resultados foram detalhados na edição de 21 de agosto da revista científica BMC Cancer.


Maria de Lourdes
Maria de Lourdes

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo (a) ao meu blog!