Doença de Alzheimer pode ser evitada tomando este medicamento barato e disponível todos os dias




Uma equipe de pesquisa liderada pelo neurocientista Patrick McGeer sugere que um regime diário de anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno, pode prevenir o início da doença de Alzheimer se seguido precocemente.

Isso significa que, ao tomar um remédio vendido sem receita médica diariamente, as pessoas podem evitar uma doença que é a quinta principal causa de morte em pessoas com 65 anos ou mais.

De acordo com o Alzheimer’s Disease International, a condição afeta cerca de 47 milhões de pessoas em todo o mundo, custando aos sistemas de saúde globais mais de US$ 818 bilhões.

Os cientistas

O Dr. McGeer é presidente e diretor executivo da Aurin Biotech, empresa com sede em Vancouver. Ele e sua esposa, a Dra. Edith McGeer, estão entre os neurocientistas mais citados no mundo.

Seu laboratório é reconhecido mundialmente por 30 anos de trabalho em neuroinflamação e doenças neurodegenerativas, particularmente Alzheimer.

Um artigo detalhando suas descobertas mais recentes foi publicado na revista científica Journal of Alzheimer’s Disease.

Teste para Alzheimer

Em 2016, o Dr. McGeer e sua equipe anunciaram que desenvolveram um teste simples de saliva que pode diagnosticar a doença de Alzheimer, bem como prever seu início futuro.

O teste baseia-se na medição da concentração da proteína beta amilóide peptídica 42 (Abeta42), secretada na saliva.

Todas as pessoas, independentemente do sexo ou da idade, produzem mais ou menos a mesma taxa de Abeta42. Se essa taxa de produção for duas a três vezes maior do que a média, esses indivíduos estão destinados a desenvolver Alzheimer.

Isso acontece porque o Abeta42 é um material relativamente insolúvel e, embora seja produzido em todo o corpo, depósitos se acumulam apenas no cérebro, causando neuroinflamação e destruindo neurônios.

Medidas precoces

Ao contrário da crença generalizada de que o Abeta42 era produzido apenas no cérebro, a equipe do Dr. McGeer demonstrou que o peptídeo é produzido em todos os órgãos do corpo e é secretado na saliva pela glândula submandibular.

Como resultado, com apenas uma colher de chá de saliva, é possível prever se um indivíduo terá Alzheimer, mesmo antes de seus sintomas aparecerem.

Esperança

A maioria dos ensaios clínicos até hoje se concentraram em pacientes que já possuíam déficits cognitivos, de leves a graves. Como resultado, nenhum conseguiu evitar a progressão da doença.



Maria de Lourdes
Maria de Lourdes

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo (a) ao meu blog!