Centro da Cidade de São Paulo

Quem conheceu a Praça da Republica de outrora e quem conheceu a av. São João e proximidades sabe que estou falando de um dos mais lindos cartão postal da cidade de São Paulo.

Sempre quando passo por ali lembro da musica de Caetano Veloso.
E quem não lembra?

Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas

Existem pessoas nesse mundo que nasceram com espirito de destruição. É o que deduzi hoje ao passar pelo centro da cidade de São Paulo e ver roupas velhas rasgadas pelo chão, cobertores estendidos em lugares onde não deveriam está, montanhas de lixo a céu aberto, calçadas encardidas com cheiro de urina e eu pensei comigo:

O que estão fazendo com a minha querida cidade amiga e acolhedora é de cortar o coração.

Reparei também que o pessoal que cuida do lixo cumprem com seu trabalho.

Varrem o lixo, recolhem e colocam nos sacos novamente. Mas, em meia hora o lixão está exposto novamente deixando a céu aberto resto de comida. 

E lixo já sabe o que atrai:

Ratos, pombos, mosquitos, baratas e tudo quanto é ruim que prejudica a nossa saúde.

Creio eu que São Paulo está passando por uma grande provação.
Volto a afirmar que o centro da cidade de São Paulo está de cortar o coração.

Nunca vi tanta sujeira
Nunca vi tanta imundície

Muito triste a realidade de pessoas que batalharam uma vida para obter uma casa própria e no final ter que conviver com uma situação tão complicada.

A razão da minha postagem não é chamar atenção dos garis. Eu os vejo constantemente juntando a lixaiada que se espalha a céu aberto.

É que realmente me senti muito triste. 
Até a próxima com mais postagem sobre o lixão.
Maria de Lourdes
Maria de Lourdes

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

4 comentários:

  1. Que pena que há tanto lixo colocado e deixado pelo povo...Falta muito, mas muito respeito mesmo! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica! Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Realmente nessa correria que está se transformando o mundo, muitas pessoas só conhece o que é respeito pelo nome.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Maria de Lurdes! Passei no centro de São paulo mês passado e lhe digo que já muito pior em relação a tentativa de conservação, vi policiamento na praça e a limpeza sendo feita como você disse.
    Penso que esse é o retrato do descaso para desigualdade/invisibilidade social que cada vez aumenta mais com o desemprego, muitos não conseguem trabalho para pagar aluguel e comer e as ruas acaba sendo a triste solução que incomoda a todos.
    Essa população em situação de rua aumenta a cada dia, de vez em quando o fogo queima suas tralhas, são "despejados", trocam apenas de lugar...e tudo continua e aumenta.
    Espero que um dia se olhe e aja para remover a causa dos nossos problemas e não as consequências porque isso não resolve, só se gasta (muito pouco) o dinheiro público.
    E tem o cidadão que mesmo com acesso as coisas e informação ainda é Sujismundo, como era chamado em uma campanha nos meus tempos de infância, esses realmente não tem desculpa, deveriam se envergonhar.
    De qualquer forma não sei se por saudosismo, ainda amo o centro novo e velho de São Paulo, fez parte de minha vida.
    Abraço, adorei o texto e reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dalva! Obrigada pelo seu comentário. Eu mesma amo de paixão a cidade de São Paulo que ao meu ver acolhe pessoas de todos os lugares.É a mãezona que mesmo sendo de concreto abriga todos que estão em busca de uma solução de vida. Esse problema que você menciona é de fato talvez o maior problema que essa cidade enfrenta. E sinto dentro do coração.
      Porque é de fato uma situação muito complexa, mais complexa do que se imagina.
      Fazem dias que quero escrever uma postagem sobre esse assunto tão difícil de ser analisado e de difícil solução.
      Grande abraço!

      Excluir

Seja Bem vindo (a) ao meu blog!